CULTURA TÁCTICA


4-4-2 Losango

O 4-4-2 é um esquema táctico usado no futebol que consiste em usar 4 defesas (centrais e laterais), 4 médios (centro e alas), e 2 avançados (além do guarda-redes).
Este esquema começou a ser utilizado no final dos anos 70 e início dos anos 80, sendo uma derivação do 4-3-3, com um dos alas sendo recuado para ajudar na marcação no meio- campo. E, na falta de um médio-ala, são os laterais que costumam fazer as jogadas pelas extremidades.

No início do 4-4-2, o meio-campo tinha três médios sendo um deles o chamado trinco. Desta forma, o trinco era incubido de proteger a defesa, auxiliando os centrais, ao mesmo tempo que dava cobertura ao lateral que saía para o ataque.

Com tantos jogadores no meio, mais tarde o esquema foi um pouco alterado, para dois médios e dois trincos. O trinco extra permitiu que os dois laterais subissem ao ataque ao mesmo tempo, tornando-se alas.

A preocupação excessiva em proteger a defesa levou alguns técnicos a usarem três trincos e apenas um médio livre. Desta forma haverá apenas um elemento que faz a ligação defesa-ataque, sem maiores funções defensivas, praticamente o único criador das jogadas, daí este médio livre ser chamado de médio criativo ou de nº10.

Sem comentários: