Entrevista exclusiva a Nuno Santos




Agradecemos desde já, a inteira disponibilidade do Nuno, em colaborar com o
"Cultura Táctica".




Fernando
-
Quem é o Nuno Santos?

Nuno Santos - "Bem essa pergunta seria bem respondida pelos meus colegas de equipa, mas como tem que ser o próprio cá vai. O Nuno Santos é alguém que para ter aquilo que hoje tem teve que trabalhar muito, e não estou a falar de coisas materiais mas sim de conquistas, sempre fui um guerreiro em campo independentemente de as coisas correrem bem ou mal, sempre deixei a pele em campo e nunca virei a cara às responsabilidades e isso fez-me mais homem e uma pessoa feliz porque assim sendo nunca traí os meus princípios de vida. Fora do relvado sou uma pessoa extrovertida e um defensor acérrimo dos animais, sou muito diferente do protótipo de jogador de futebol eu sei mas as credenciais estão lá, a dedicação e o amor pelo futebol esse são iguais, só a forma de estar na vida é diferente. Faço surf e leio bastante, sou uma pessoa que luta pelos direitos humanos e que deseja que esses mesmos sejam iguais para todos. Sou fã do Dalai Lama, leio Osho, e pratico Pillates, medito e o meu ponto de reflexão é o mar, sou Agnóstico mas respeito todas as religiões, só queria que houvesse menos egoísmo no mundo já que o final será igual para todos, este é um pouco do Nuno Santos."



Fernando - O que representa o futebol para si?

Nuno Santos - "O futebol para mim representa, paixão, adrenalina, responsabilidade, e alegria. Como nós dizemos no nosso meio, o futebol é a alegria do povo. No dia que deixar de sentir todos estes adjetivos já não andarei a fazer muito no futebol, e será altura de dar o lugar aos mais novos."


Fernando - Qual a melhor sensação que já viveu dentro do futebol?

Nuno Santos - "Melhor sem dúvida foi ter sido campeão pelo Sporting em 99-2000, já lá iam 18 anos que não ganhávamos nada e esse ano foi gratificante em todos os aspectos, uma moldura humana inpressionante, nada visto até ao momento, lembro me que no antigo estádio estavam 70 mil pessoas, fora os que estavam na praça do comercio à espera dos capitães. Sem dúvida memorável e um grande momento na minha carreira."


Fernando - Quais são as suas referências no mundo do futebol?

Nuno Santos - "No mundo do futebol poucas pessoas me marcaram, mas os que fizeram deixaram uma marca que jamais desaparecerá, sendo assim um que ficará marcado em todos os aspetos é o Acosta, padrinho do meu casamento e uma pessoa fora do comum, outro foi o gigante Shemeichel, ensinou-me muita coisa e com a sua humildade conseguiu ser quem é. Em termos Mundiais e que não jogaram comigo sem dúvida alguma ficarão para sempre no meu quadro de memórias o grande Diego Armando Maradona, Vinnie Jones pela raça e bravura que mostrava dentro de campo, e claro aquele jogador que transpirava perfume de bola chamado Redondo. Quando era miúdo tinha todos os recortes do Fernando Couto e do Victor Baía, sempre os admirei."


Fernando - Tem esperança de um dia voltar a ser chamado à selecção nacional?

Nuno Santos - "Acreditar é o meu lema, se assim não fosse certamente já não estaria a jogar futebol, a vida é feita de oportunidades e eu como jogador Português tenho o sonho de voltar a representar o meu País, representei-o 50 vezes e senti um orgulho enorme, seria gratificante."



Muitas Felicidades Nuno!

Sem comentários: