CULTURA TÁCTICA


4-3-3

No futebol, o 4-3-3 é conhecido como um esquema táctico com quatro jogadores na defesa, três jogadores no meio-campo (com um ou dois trincos) e três jogadores no ataque (dois alas e um atacante).

Do lado ofensivo do esquema, os alas e os laterais sobem para o ataque, acabando por desarmar a defesa adversária - já que o lateral adversário vê-se obrigado a marcar dois jogadores. No aspecto defensivo, os três homens de frente auxiliam na marcação dos laterais/médios adversários.

O esquema 4-3-3 mostrou-se mais eficiente nas equipas em que os jogadores de ataque, especialmente os que actuavam pelos flancos, eram velozes, dinâmicos e capazes de ajudar na marcação. O facto de o meio-campo, teoricamente, ser composto por três jogadores faz com que a equipa dependa muito de um médio de ligação talentoso, pois se os outros dois homens de meio forem mais marcadores do que técnicos, as jogadas de ataque, na sua maioria, dependerão do jogador de criação.
No entanto, muitas das equipas que adoptam o esquema na actualidade apresentam médios, polivalentes, versáteis e capazes de auxiliar na criação de jogadas ofensivas. Ainda no aspecto ofensivo, é muito conhecida a possibilidade de triangulação entre os laterais e os atacantes que actuem pelos flancos, criando jogadas de grande eficiência, se efectuadas com velocidade e inteligência.

Sem comentários: